A
A
voltar ao inicio

Papo reto pra quem quer o primeiro emprego

08/02/2021MERCADO DE TRABALHO
Papo reto pra quem quer o primeiro emprego

Papo reto pra quem quer o primeiro emprego.
Se você chegou até aqui nessa tela do Trampapo, significa que você é uma pessoa jovem dedicada ao seu futuro #AMOOO 💜
Esse é o primeiro passo para ter uma carreira promissora e, por isso, desejamos que essa leitura te ajude de verdade a encontrar seu primeiro emprego. Vamos lá?!

Para muitos, a primeira experiência é desafiadora. É difícil conseguir a contratação, é confuso escolher um caminho para seguir, saber ao certo o que colocar no currículo, como funciona um ambiente de trabalho e também como é na prática responder para um, ou vários gestores...

        -    Onde procurar o primeiro emprego?
        -    Qual primeiro emprego escolher?
        -    O que colocar no currículo para primeiro emprego?
        -    Como se comportar no ambiente de trabalho?

Todas essas dúvidas, a gente esclarece um pouquinho pra você!

Onde procurar o primeiro emprego?

Existem vários caminhos para procurar a primeira oportunidade. Uma das mais fáceis é utilizar sites e apps como a Catho, que anunciam vagas em ótimas empresas para todos os tipos de trabalhos, inclusive os que podem ser feitos por iniciantes, aprendizes e estagiários.
Mas você também não deve deixar de lado sua rede de contatos. Colegas da escola ou da faculdade que estão empregados são uma boa opção para pedir uma forcinha como uma indicação ou o contato para enviar seu currículo.
Aproveite também grupos de vagas de emprego em redes sociais como Facebook, Telegram, Whatsapp e todos os caminhos que podem aumentar sua visibilidade no mercado de trabalho.

Qual primeiro emprego escolher?

Muitas vezes, é difícil ter algum poder de escolha na hora da busca do primeiro emprego. Geralmente, a falta de experiência faz com que os jovens aceitem qualquer tipo de oportunidade por saberem que as empresas têm muitos outros candidatos à disposição.
Mas, na medida do possível, tente direcionar suas buscas de vagas para empregos que te interessem e possam te oferecer oportunidades a curto, médio e longo prazo.
Se você tem um desejo particular de trabalhar em uma determinada função, tudo fica mais fácil. A nossa dica é que você busque emprego em empresas que, de alguma forma, possam te preparar para essa função no futuro ou até mesmo que você tenha a chance de ir crescendo, até alcançar seu alvo. É muito comum essa movimentação onde uma pessoa é contratada para ser jovem aprendiz, atendente ou auxiliar e, com o tempo, ela vai galgando novos patamares em diferentes áreas da corporação.
Agora, se você é do time que não tem ideia do que quer fazer no futuro, você deve buscar seu emprego em companhias que tenham valores com os quais você se identifique. Procure empresas que tenham a cultura adequada para você e, depois da contratação, esteja atento à dinâmica organizacional para descobrir quais trabalhos existem ali, o que faz cada profissional, cada área... essas observações vão te ajudar a descobrir o que você gosta ou não de fazer para que você planeje os próximos passos da sua carreira e qualificação.

O que colocar no currículo para primeiro emprego?

O currículo é uma etapa importantíssima na busca de um trabalho. Você deve fazer um documento organizado, claro e que destaque seus diferenciais, mesmo que você ainda não tenha experiência. Atente-se ao cargo que está no objetivo do currículo, porque ele é quem direciona o olhar dos recrutadores. E, tudo isso, sem deslizar no português, certo?
Acesse aqui para baixar os modelos de currículos feitos pelos assessores da Catho e criar o seu!

Como se comportar no ambiente de trabalho?

Na vida é aquela coisa: tudo depende. Você precisa se adaptar à cultura organizacional da empresa que te contratou. Existem ambientes mais conservadores, outros mais inovadores e livres.
Por isso, assim que você começa em seu primeiro emprego, seu foco deve ser o aprendizado que pode absorver daquela experiência e o autoconhecimento, para entender se aquelas funções que você está desenvolvendo têm a ver com o seu jeito de ser, suas vontades de trabalhar e seus talentos. Agora, o modo como você vai fazer isso, precisa estar compatível com a cultura da empresa - lembre-se: a cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e ações que as empresas estabelecem para conduzir seus negócios.

Isso significa que o modo como você vai se comunicar com as pessoas, tirar suas dúvidas, expor suas ideias, se vestir e interagir com todos depende do quão liberal é a cultura da empresa.
Existem muitas agências e até empresas como a Catho, por exemplo, que têm como parte da cultura propor um ambiente seguro para sugestões de ideias e feedbacks, sem fazer distinção entre cargo ou idade do colaborador, e também proporcionam espaços físicos de descontração e formas de capacitação. Então, em empresas com essas características, você pode se sentir mais à vontade para dar opiniões, ser colaborativo, pedir demandas e expressar seus sentimentos e comportamentos. A Bayer é outro exemplo! A Fernanda e a Renata, que participaram do EP #16 do Trampapo, contaram tudo sobre os programas que essa mega empresa. Vem ouvir!

Já em empresas mais conservadoras, é necessário muitas vezes respeitar hierarquias e burocracias que impedem a expressão tão espontânea de pensamentos e ideias, mas que ainda assim estimulam o seu desenvolvimento profissional, colaboram com a sua qualificação e proporcionam muito conhecimento e bagagem para o futuro. Só é preciso estar atento aos processos e diretrizes. Não é nenhum bicho de sete cabeças. O importante é expor suas dúvidas e buscar aprender e colaborar! =)

Vem saber mais! #DicaExtracurricular

No ep #16 - GenZ: estágio, aprendiz | Trainee, nossas convidadas e hosts deram dicas de conteúdos. Se liga na #DicaExtracurricular:

Fernanda Nagano

Fernanda Nagano é formada em administração e possui MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores, além de ter realizado diversos cursos a respeito de comportamento humano, tais como: Programação Neurolinguística, Inteligência Emocional, Análise de Dados e Power BI e Astrologia. Atualmente é Gerente de Aquisição de Talentos na Bayer Brasil.

Dica de livro: Descubra Seus Pontos Fortes
Fernanda recomendou para quem quer saber como desenvolver suas habilidades e descobrir os próprios talentos.

Renata Prestes

Renata Prestes é formada em Recursos Humanos, área em que atua há alguns anos. Atualmente, encontra-se dentro do guarda-chuva de Aquisição de Talentos da Bayer, liderando processos seletivos e prestando suporte às áreas de Relações com Universidades & Onboarding. Renata se preocupa com as pessoas e as coloca como prioridade a cada processo que realiza.

Dica de filme: Coach Carter - Treino para a Vida (2005)
O filme aborda a história de um treinador de basquete que teve como missão ajudar seus alunos a vencerem tanto no esporte quanto nas notas. É um alerta para a necessidade de estar sempre atento aos conhecimentos!

Dica de filme - Ricardo Morais
Um Senhor Estagiário - (2015)
Rick comentou que esse filme é, além de muito divertido, uma boa forma de refletir sobre a relação entre as gerações, afinal, no filme, um senhor aposentado volta ao mercado de trabalho para trabalhar em um site de moda com vários colegas muito mais jovens.

Dica de TEDx - Ana Paula Xongani
Monique Evelle·TEDxMauá - O potencial inovador das periferias
Esse conteúdo foi recomendado porque a Monique Evelle tem várias ideias para abrir a mente dos jovens que estão no começo da jornada profissional.

Produzido por

Politica de privacidade